Parabéns do Crea-SP

O Dia do Engenheiro de Petróleo é comemorado em 29 de junho para lembrar a data em que o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) baixou a Resolução nº 218, no ano de 1973, reconhecendo oficialmente que o Engenheiro de Petróleo está habilitado a desempenhar todas as 18 atividades estabelecidas para o exercício profissional da Engenharia, “referentes a dimensionamento, avaliação e exploração de jazidas petrolíferas, transportes e industrialização do petróleo, além de serviços afins e correlatos”. De lá para cá a atividade vem ganhando impulso crescente e isso se evidencia com as notícias publicadas nas últimas semanas.

No início de junho a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou que os 113 poços do pré-sal responderam em abril por 69,5% da produção brasileira de óleo e gás. O dado foi publicado no Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural de abril passado, que contabiliza um aumento de 31,2% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, articula aprovar no Congresso Nacional, agora no segundo semestre, a autorização da venda de pelo menos quatro grandes estatais, entre elas a Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA), cuja privatização, na avaliação da equipe econômica, pode render R$ 500 bilhões aos cofres públicos.

E mais: a Petrobras anunciou na quinta-feira (25) o início da produção de petróleo e gás natural da jazida compartilhada de Atapu, na porção leste do pré-sal da Bacia de Santos, próximo ao Campo de Búzios, o que deverá contribuir para o crescimento da produção na área.

Esses são, de fato, grandes motivos para comemoração, aliados aos princípios de ética e legalidade que o profissional vinculado ao Sistema Confea/Crea têm como norte no desenvolvimento de sua profissão.

Parabéns, Engenheiros de Petróleo!

 

 

Fonte: creasp.org.br

Deixe uma resposta

Tem algum projeto em mente?

Realize com nossos associados

Atendimento
Rua Felipe Sabbag, 200A
4º andar, sala 22C  
 Centro de Ribeirão Pires - SP
(11) 4828-7807

AEARP © 2018 Todos os Direitos Reservados.